domingo, 6 de março de 2011

O Espiritismo e as coisas do mundo

"Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito." (Romanos 8:5) .

Vemos nesta época próxima ao Carnaval novamente as pessoas preocupadas com as festas, fantasias, para onde ir para “pular” os dias da festa de Momo.

São dias frenéticos, onde a presença das bebidas alcoólicas, do sexo exacerbado, convida as pessoas a práticas equivocadas quanto o que seria diversão, e então vemos crescer assustadoramente nesses dias os acidentes com veículos, as brigas, as gravidezes sem programação, e conseqüências desastrosas mais a frente.

Os ensinamentos como este de Paulo, nos advertem muito principalmente o Cristão, que este deve buscar uma postura equilibrada quanto às coisas do mundo, e que, portanto se afastar de tudo aquilo que pode comprometer o seu futuro Espiritual, pois sabe que esta vida material é temporária e passageira.
Sendo assim não se pode fomentar da parte do espírita convicto a idéia do Carnaval como se fosse uma prática aceitável, que não traria conseqüências desastrosas para aqueles que se deixam levar pelas ilusões desta festa MUNDANA.
Ainda se afirmar que Jesus andava no meio de pessoas “pecadoras”, para justificar a presença dos cristãos em uma festa como esta é no mínimo uma distorção dos Ensinamentos; pois quem pode dizer que uma pessoa mergulhada em um “clima” de vícios, que não viria a se “contaminar” com tudo isto; além do mais devemos lembrar que Jesus era e é um Espírito Puro, e que, portanto estava livre das influências das coisas do mundo, muito ao contrário de nós outros.
Outro fato importante para aquele que diz querer estar no meio de pessoas que necessitam de esclarecimentos, pois estão no erro, ou no “pecado”; é trabalhar pelo esclarecimento de irmãos que sinceramente buscam caminhos novos para suas vidas, e que não estão satisfeitos em se enchafurdarem nos “lamaçais” dos vícios, e que querem se esclarecer em verdade sobre os caminhos de Deus, para estes a Doutrina Espírita oferece os subsídios necessários, e que estão disponíveis a qualquer um.
Então podemos concluir que aquele que esta esclarecida pelas luzes do Evangelho de Jesus, e pelos ensinamentos da Doutrina Espírita, tem outras motivações em sua vida, e sabe que não precisa destas comemorações Mundanas, para ser feliz, pois tem um ideal superior, tem ainda como meta o progresso espiritual, e não perde tempo com ilusões transitórias.
Outro fato lamentável é o de ficarmos sabendo que uma determinada Escola de Samba do Rio de Janeiro, com a suposta homenagem a Chico Xavier, estaria colocando em um dos seus carros alegóricos a imagem do médium mineiro, a desfilar pela avenida.
Este fato como dissemos é de se lamentar, pois misturar o que é Mundano, com o Espiritismo, é uma atitude grotesca, demonstrando que os idealizadores deste projeto não compreendem as finalidades do “Consolador” prometido por Jesus, e de nossa parte fica o repúdio a mais esta atitude como outras que temos visto que denigrem a imagem do Espiritismo, passando uma idéia falsa as pessoas em geral.
Advertimos a todos estes irmãos que assim procedem que reflitam no que fazem e divulgam, pois será pedido contas a cada um de nós sobre o que fizemos da mensagem do “RABI DA GALILÉIA”.

JOSÉ ADOLFO HELUANI BUENO
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP
04 de Março de 2011.