domingo, 6 de março de 2011


O País das Maravilhas

Há um conto muito conhecido no meio em geral, que é o de “ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS”, e como fábula relata as peripécias de uma menina em um país diferente, com muitas coisas as avessas do comum.
Assim nos parece o Espiritismo no Brasil, ou seja, em um “PAÍS DAS MARAVILHAS”, onde as coisas muitas vezes ocorrem às avessas do que é o normal em termos de Doutrina Espírita.
E por que dizemos isto? Porque é o que assistimos na maioria do meio Espírita o qual conhecemos de longa data, ou então vejamos:-
Começamos pela FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, que publica e vende livros anti doutrinários, como por exemplo, os “QUATRO EVANGELHOS” de J.B.Roustaing, além de outras obras que seguem o mesmo pensamento distorcido; se isso não bastasse publica ainda outros livros que também são anti doutrinários, e que foram publicados sem o menor controle de seus conteúdos, e como exemplo o livro” BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”, que deveria a nosso ver ter como título:- “BRASIL, O PAÍS DA FANTASIA”, pois no seu “enredo” a figura de Helil que sabe mais que Jesus o CRISTO, O MESSIAS! Pois mostra ao Mestre onde fica o Brasil; e ainda não para aí as fantasias, pois vemos no relato deste livro um Jesus melancólico, derrotado, saudosista, e que não sabe o que vai fazer sobre a divulgação do seu Evangelho.
Impressionante o que se cria de fantasia, pois o Mestre que é aquele que nos falou quando da sua passagem sobre a Terra que ele e o Pai eram um, ou seja, Jesus sabia qual era a vontade de Deus, podia “senti-lo”, tinha e tem, portanto todo conhecimento de um ESPÍRITO PURO, que sabe, portanto que caminho deve seguir.
Mas as discrepâncias deste livro não para por aí, pois ainda exalta a figura de J.B.Roustaing (capítulo XXII-Bezerra de Menezes), quando ali nos fala:-
“... nas individualidades de João Batista Roustaing, que organizaria o trabalho de fé...”. (?!)
Mas há mais fantasias neste “PAÍS DAS FANTASIAS”, que são assunto da “moda”, e que dão “IBOPE; temos ainda a narrativa “inebriante” das Colônias Espirituais, onde Espíritos enclausurados passam seus dias e noites (?), tendo que trabalhar em idêntica situação como quando encarnados, nessas Cidades Espirituais se tem sistema de transporte, casas, comida, namoros, e o que mais se pensar em questões de sobrevivência (?!).
Ainda temos de muitos Espíritos “revelações” outras que chegam ao nosso meio através da mediunidade desequilibrada de muitos irmãos, que quando não são aberrações doutrinarias, é uma ofensa a inteligência de qualquer um; quando essas comunicações trazem algo de mais sério, “chovem no molhado”, como popularmente se fala, pois repetem aquilo que já é conhecido e divulgado.
Mas como relatamos acima a própria FEB dá mal exemplo, e portanto não poderia se esperar muito dos outros irmãos.
Mas ainda pior do que tudo isto, é vermos irmãos que com a maior displicência seguem a divulgar a Doutrina Espírita como nada estivesse acontecendo, que tudo está uma “maravilha”, e então se fazem seminários grandiosos, encontros diversos, escrevem textos exaltando o “ESPIRITISMO BRASILEIRO”, como se houvesse, aliás, outro Espiritismo, e não somente aquele que foi codificado por Allan Kardec.
Estes irmãos que falamos são aqueles que escrevem seus artigos, livros, que fazem palestras no Brasil afora, ou no exterior, que são conhecidos por todos, que aparentemente tem conhecimentos suficientes da Doutrina Espírita; mas que nos parece terem uma postura passiva diante das “calamidades” divulgadas no meio Espírita, muito principalmente quando não apontam estes erros vinculados.
O que estamos dizendo sendo mais explícito, é que estes irmãos, como todos que respeitam a Doutrina Espírita, deveriam se manifestar, mostrando o seu repúdio às obras falseadas, se posicionando a respeito do assunto; ou seja, como se diz popularmente:- “SAIR DE CIMA DO MURO”.
Para estes colocamos esta citação de “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO-CAPÍTULO X- QUESTÃO 21. HÁ CASOS EM QUE SEJA ÚTIL REVELAR O MAL DE OUTREM?
“SEGUNDO AS CIRCUNSTÂNCIAS DESMASCARAR A HIPOCRISIA E A MENTIRA PODE SER UM DEVER, PORQUE VALE MAIS QUE UM HOMEM CAIA, DO QUE VÁRIOS SE TORNAREM ENGANADOS OU SUAS VÍTIMAS.” (GRIFOS NOSSOS)
(SÃO LUIS, PARIS, 1860).
“Alguns irmãos nos dizem:-”, MAS VOCÊ ESTARÁ DESAGRADANDO A MUITOS IRMÃOS, POIS ESTES NÃO QUEREM QUE CERTOS “MÉDIUNS”, OU OUTROS SEJAM CRITICADOS “.
A estes nossos irmãos diremos que não fazemos “MÉDIA” com ninguém, e que “MÉDIA” para nós é o café com leite que é vendido em certos bares da capital de São Paulo, onde é servido em um copo “americano”.
Para ficar bem claro, não estamos atrás de exaltar a nossa pessoa, mas sim apontar aquilo que não é coerente com os ENSINAMENTOS DOS ESPIRITOS SUPERIORES, que trabalharam para nos trazer “O CONSOLADOR PROMETIDO POR JESUS”, e que não pode ser “manchado” pelas incongruências aí divulgadas.
Então afirmamos que sempre que nos defrontarmos com esses descalabros no meio Espírita, nos manifestaremos para quem sabe despertar outras consciências, pois este é o caminho que a DOUTRINA ESPÍRITA nos mostra,
Ou seja, o do raciocínio sempre lógico e límpido, sem “FANTASIAS”, superstições, idéias retrógadas ou o comodismo da aceitação das coisas sem análise, venham essas idéias de onde vierem.
E para concluirmos, transcrevemos a assertiva seguinte:-
"Portanto, vede prudentemente como andais não como néscios, mas como sábios," (Efésios 5: 15)

JOSÉ ADOLFO HELUANI BUENO.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP